domingo, 29 de maio de 2011

Amor e respeito, a base da educação - I

Para comemorar o dia mundial da criança, esta semana vai ser dedicada a elas. Vou dar a conhecer algumas técnicas que nos ajudam a educar e a promover a auto-estima da criança. 

Inicialmente, vou deixar a minha opinião em relação à educação dos nossos filhos, pois acredito que a base é o amor e o respeito, para que a criança possa crescer feliz, saudável e ter uma boa auto-estima, que é fundamental. 

O amor, porque, as crianças têm uma necessidade enorme de serem amadas, para se sentirem seguras e desejadas. E o respeito, porque tal como nós, elas também gostam de ser respeitadas, uma vez que também tem os seus gostos e vontades, que manifestam de forma diferente de nós, por exemplo, com birras. Nem sempre lhes apetece comer arroz, apesar de gostarem de arroz, ou de ir à escola, mesmo que gostem de a frequentar. Connosco passa-se exactamente a mesma coisa, adoro couves, mas não gosto de as comer no dia de consoada, adoro o meu trabalho, mas há dias em que não me apetece ir trabalhar, mas como adulta que sou, encaro este tipo de situações sem recorrer a birras.

Falando agora destes seres interessantíssimos, há uma curiosidade em relação às crianças que não é de conhecimento geral, trata-se daquilo que é realmente importante para elas, que é a felicidade dos seus pais e brincar. As crianças fazem tudo para verem os seus pais felizes, ao contrário do que possam pensar, devido ao facto de quererem tudo e de fazerem birras. Querer tudo, é um teste que nos fazem constantemente, e se cedermos muitas vezes, será impossível deixar de ceder, também demonstra que a criança tem uma personalidade vincada, o que é muito bom. 

É importante ser firme, e, de vez em quando negociar com elas, pois como já referi, elas também têm gostos e vontades, e cansam-se de ouvir constantemente a palavra não, e de ouvir ordens a toda a hora. 

Relativamente ao brincar, é extremamente importante, que brinquem muito e de diversas maneiras; com e sem brinquedos, com os amigos e sozinhos, em casa e fora de casa, e acima de tudo, com os pais. Se todos os pais, mesmo os mais ocupados, perderem dez minutos por dia para brincar com os filhos, os resultados serão excelentes, e contribuem muito para a felicidade da criança. 
Tentem educar a criança a brincar, como se fosse um jogo. Não se esqueçam de escutar a criança e de a fazer sentir que tem um papel importante, tanto em casa, como na sociedade, peça-lhe a opinião, sempre que possível. 

Algumas dicas:
Se experimentarem pedir ajuda à criança como se fosse uma brincadeira ou um jogo, resulta sempre bem, por exemplo, querem que a criança arrume os brinquedos e ela recusa? Não lhe prometam um doce, não ralhem, não recorram ao castigo nem à violência, experimentem dizer que estão muito cansados e que não sabem o lugar das coisas, peçam ajuda em vez de obrigar, e digam; - “vamos ver quem é que arruma mais brinquedos” ou “continua, que eu já venho ajudar”, por exemplo.

A linguagem infantilizada (xixa, buba, caca, etc...) deve ser evitada, pois a criança irá ter mais dificuldade em aprender e falar bem. Quando começar a frequentar o Jardim, os colegas, educadores e auxiliares terão mais dificuldade em entender a criança, e esta terá tendência a isolar-se, poderá até entrar em retrocesso linguístico. 
Não caiam na tentação de corrigir a criança que está a aprender a falar, em vez de dizerem: "Não é assim que se diz, é assim...", optem por repetir a palavra correctamente, caso tenham dúvidas, perguntem: "Foi (...) que disseste?". Corrigir a criança, faz com que ela se iniba. Evite mencionar a palavra, caso não consiga dizê-la bem. 
Contar histórias é fundamental. É daquelas coisas que devem fazer parte do dia-a-dia das crianças, pois traz inúmeros benefícios. Contribuem para um bom desenvolvimento linguístico, desperta o interesse da criança por livros desde cedo, e será benéfico, quando esta iniciar o seu percurso escolar. Estudos comprovam, que as crianças que ouvem mais histórias, desenvolvem uma maior capacidade de aprendizagem e têm maior sucesso escolar. Durante a gravidez conte histórias ao seu bebé, depois de nascer ele acalmar-se-á, sempre que voltar a ouvir a voz da mãe a contar uma história, além disso, quando crescer, irá interessar-se mais por histórias e livros. As histórias ajudam as crianças a descobrir o mundo e ajudam-nas imaginar e sonhar. 

Continua (aqui)...

2 comentários:

Te disse...

Querida Ana!

Também acho que temos de educar as crianças com muito amor e respeito, mas eu ainda não tenho filhos e nem sei como me vou sair quando tiver, por isso não sei muito bem como vou reagir às birras, às perguntas dificeis, a dizer não e a tudo o resto.

Espero estar à altura da situação porque educar alguém não é uma coisa que se encare de animo leve.

Beijinho.

Ana disse...

Minha querida :)

Não poderia estar mais de acordo contigo.
Mas, visto que és uma rapariga inteligente, e esperas estar à altura da situação, acredito que vais ter bons resultados, pois para ser um bom educador, basta querer, mas vais cometer muitos erros e certamente aprender com eles.
Tendo em conta o que se vê e ouve hoje em dia, receava muito, não estar à altura, por isso, mal engravidei, comecei a devorar livros e revistas da especialidade, e acredita, haja boa vontade e muita firmeza, que se consegue.
Embora, nem tudo o que resulta com uma criança, pode resultar com outra, e disso podes ter a certeza.

Quando precisares, conta comigo, que eu indico-te alguns titulos que valem bem a pena.

Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...