terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolo de chocolate Kit Kat

Receita passo a passo

Vi este bolo, no blog da Fernanda e não descansei enquanto não o fiz. Porém, tive de esperar pelo aniversário do Diogo. Depois veio o dilema, faço para a festa em casa, ou para levar para a escola? 

Queria tanto fazer uma surpresa ao Diogo, mas acabei por estragá-la, pois tive de lhe pedir uma opinião. Ele foi muito prático: "Olha, fazes um para levar para a escola e outro para a festa cá em casa!" Realmente, eu só complico.

Fiz a receita do nosso bolo de chocolate preferido, que descobri num comentário da leitora Carla Silva, neste post da Luarte.
Já tinha prometido partilhar a receita do bolo de chocolate, mas, devido à falta de tempo na altura, nunca mais me lembrei.

Ingredientes:
5 ovos
2 canecas de açúcar*
2 canecas de farinha (usei com fermento)
1 caneca de chocolate em pó 
1 caneca de leite quente 
1 caneca (mal cheia) de óleo 

Para a cobertura:

Uma lata de leite condensado
Meia barra de chocolate de culinária
10 chocolates Kit Kat
Pintarolas

Preparação: 
Numa batedeira, juntam-se os ovos com o açúcar e bate-se até ficar homogéneo. De seguida juntam-se os restantes ingredientes e bate-se com a batedeira, até obter um creme homogéneo.

Unte a forma** com margarina e espalhe farinha por cima (esta dica faz toda a diferença, pois evita que o bolo fique colado à forma)
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºc, cerca de 50 minutos.

Cobertura:
Separe os chocolates (eu parti com a mão) e reserve.
Leve ao lume (brando) uma lata de leite condensado com meia barra de chocolate de culinária partido em pedaços, mexendo com muita frequência, até ficar homogéneo. Verta rapidamente o chocolate por cima do bolo e espalhe com ajuda de uma espátula. 
De seguida, cole de imediato as barrinhas de chocolate na vertical e prenda com uma fita. Por cima decore com pintarolas. 
O quarto bolo Kit Kat que fiz, para a Sara, decorei com corações de açúcar.
*A caneca que usei tem capacidade para 300 ml.
**Usei uma forma com 23 cm de diâmetro e 8 cm de altura.

Para o bolo de chocolate ficar maior, enchi a caneca na totalidade, de farinha, chocolate e leite. 
Quanto ao óleo, foi pouco mais que meia caneca e o açúcar, deixei uma margem de cerca de um centímetro.

Bom apetite!

A minha página de fotografia no Facebook.

17 comentários:

Cláudia disse...

Tem mesmo bom aspecto e não é difícil de se fazer =)

Mas tem tantaaas calorias lol
Não posso cometer tal pecado =P

Beijocas

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Vou mesmo experimentar, tem um aspecto irresistível.

sandra disse...

Vou levar a receita :)

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Uma pura tentação Ana!!! Maravilhoso o resultado final pelo menos visual!! rsrs..
bjs

Unknown disse...

Vou fazer um desses, um dia destes.

Unknown disse...

Obrigada pela partilha!
Eu sou fã nº1 Kit Kat, este bolo é perfeito para mim llllloooollll
Bj

Fernanda disse...

Humm...devia estar uma delícia!
Beijinhos

Walking on Sunshine disse...

Ana ,este vou ter de fazer ,estão lindos e pela receita deve ser uma delicia
bj
Lulu

C*inderela disse...

Ficaram muito giros e parece ser delicioso. Nham.

Bjokas

Ana disse...

Obrigada a todos. É realmente fácil, experimentem, nem que seja sem a cobertura e decoração.

Beijinhos

Kiki ♥ disse...

Este bolo é o que costumo fazer. Mas a decoração faz toda a diferença!!! Amei e vou copiar ;)

Aaliyahrj disse...

Te vi no mosaico da Re e vim conhecer seu cantinho!
Adorei a receita!
Bjoks

Unknown disse...

Uau, que lindo :)

Anónimo disse...

Por esta foto vi que a sua batedeira tem taça.
Qual a potência ideal de uma batedeira com taça, ou não faz diferença?
Obrigada

Anónimo disse...

A sua batedeira é de marca?, Queria comprar uma com taça, mas não tenho muita inforamção sobre elas, são muito caras?

Obrigada

Ana disse...

Olá :)
A minha batedeira, Moulinex, tem apenas 180 W e 3 velocidades. A potência é suficiente tendo em conta o uso que lhe dou.
Comprei-a há cerca de dez ou doze anos e pelo que me lembro, custou cerca de 45 ou 49€.

Fui pesquisar e encontrei esta aqui (presumo que seja o modelo a seguir à minha):

http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=31402

É mais recente do que a minha tem 400W e 5 velocidades (fiquei com vontade de trocar a minha) e custa pouco mais do que custou a minha batedeira há tantos anos.
A minha é um pouco lenta na realidade.
No entanto, recomendo que compre com taça porque é muito prático, pode ter as mãos livres para fazer outra coisa enquanto ela bate, e, não se cansa tanto.
Espero ter sido útil. Qualquer dúvida, disponha.

Obrigada pela visita!

Bom fim-de-semana :)

Anónimo disse...

Ana, muito obrigada pela atenção.

Ainda não tive oportunidade de fazer a minha pesquisa sobre as batedeiras e só tinha visto esta

http://www.pingodoce.pt/pt/os-nossos-produtos/electric-co-electrodomesticos/cozinha/batedeira-b8007a/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...