quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mini-ecopontos | Reciclar latas - DIY

Cá em casa recicla-se tudo, mesmo tudo. Só para dar um exemplo, ainda não havia ecopontos para reciclar cortiça, na minha terra, quando eu tive conhecimento que isso era possível, então comecei a guardar as rolhas, já lá vão uns anos. Com o óleo, idem aspas. Gasto muito pouco, mas ia todo para um garrafão que ficou na garagem à espera de  poder ser depositado no seu devido lugar. 

Com as cápsulas de café (ai se o arrependimento matasse... fica para outro post), foi a mesma coisa, tal como as lâmpadas (que eu tenha conhecimento, ainda não é possível reciclar na minha área de residência),  guardo e reciclo bem longe de casa, no local mais próximo que conheço para o efeito. Quando temos vontade de fazer o que quer que seja, não há desculpas e eu quero um mundo melhor para as próximas gerações.

Já havia prometido há mais de um ano publicar este DIY, que fiz nas férias de Natal de 2011. E sabem porque é que ainda não o tinha publicado? Precisamente porque faltava um pequeno pormenor decorativo. Tenho uma veia ecológica muito forte e queria a todo o custo decorar as latas sem ter de imprimir as imagens, como não consegui encontrar em revistas velhas as imagens que precisava, fui adiando. 
Ontem, cansada de esperar, pesquisei as imagens que faltavam e terminei a tarefa! 

Queria muito publicar este DYI, acima de tudo para incentivar, quem ainda não o faz, a  reciclar
A ideia não podia ser mais simples. Só precisei de cinco latas de Nesquick (por exemplo, quem usa leite em pó para bebé, pode guardar essas latas, sempre são maiores).
Comprei plástico autocolante, com um padrão simples e forrei-as (por acaso até foi o meu marido ;)).
Para decorar, a ideia inicial era precisamente recortar de revistas velhas as imagens correspondentes ao lixo que seria reciclado, nomeadamente:
1. Tampas de plástico | 2. Medicamentos | 3. Lâmpadas | 4. Pilhas | 5. Rolhas de cortiça
O objectivo principal é tornar tudo mais acessível e organizado (antes andavam em pequenos saquinhos e garrafões que demoravam uma eternidade a encher)

Quanto às cápsulas de café, que se gastam em maior quantidade e devido aos resíduos de café que por vezes libertam, optei por guardar num garrafão, como podem ver na imagem da esquerda.
Coloco sempre um saco (de legumes/fruta de supermercado), para evitar andar sempre a lavar o garrafão. 
Outra coisa que faço, removo a película da cápsula com dois objectivos: remover o resto do café e água, para evitar cheiros e derrames e também porque assim, as cápsulas encaixam umas nas outras e ocupam menos espaço, no meu "ecoponto" e nos camiões que as transportam ;). 
Ao lado, podem ver uma garrafa, onde coloco o óleo para reciclar. Consegui colocar tudo na lavandaria, tal como queria, onde tenho os restantes ecopontos (plástico, cartão e vidro)
Não me agrada muito ter os mini-ecopontos em cima da máquina de lavar roupa, mas para já, desenrasca.

E já agora, sabia que?

"(...), quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento". Texto daqui.
Imagem: Internet
Post editado:
Adicionei a fotografia das cápsulas, para explicar melhor o que faço com elas e o objectivo. 
Obrigada à Mãe (Tal mãe, tal filha), pela chamada de atenção.

Vejam aqui outra forma gira de reciclar latas.

A minha página de fotografia no Facebook.

16 comentários:

Jaqueline Marçal Vieira disse...

Você é demais! ;)

Carla - Hello You disse...

Também reciclamos tudo cá em casa. Os artigos como lâmpadas e pilhas vou guardando na garagem até as entregar numa loja que as aceite (costumo deixar na leroy Merlin ou no Ikea), O óleo também vou despejando para um garrafão. As rolhas de cortiça não vão embora: vou depositando num frasco de vidro e servem como artigo decorativo na cozinha :)
Beijinho*

Susana Andrade disse...

Acho a ideia muito interessante Ana, e ás vezes tão simples e tão decorativas. Tenho estado a juntar e muitas das vezes junto coisas porque me dá pena ajgumas coisas colocar para reciclar, pois sei que posso reutilizar para algumas manualidades. Cá em casa não usamos pilhas, apenas das recarregáveis e ainda assim quando estão gastas vão para o pilhão, mas menos vezes tenho que lá ir e não gosto de juntar essas coisas tanto tempo em casa, para encher uma lata demoraria muito tempo. Rolhas também não uso, é raro abrir uma garrafa de vinho. O óleo guardo nos garrafões de óleo que compro e jnto uns quantos para depois levar para o oleão. É sempre bom reciclarmos, porque existem recursos que não se renovam da forma como queremos ou achamos mais conveniente.
Beijinhos e resto de uma boa semana.

Sara Moreira disse...

Mas que bela ideia!! Eu também desde que me lembro de ser gente faço reciclagem, era eu pequenina e os ecopontos ficavam super longe e já a minha mãe me incentivava a separar o lixo. É um habito realmente bastante fácil e simples e faz um diferença enorme para o ambiente!

Tal mãe, tal filha disse...

Muito bem! Aqui em casa também se recicla tudo! Há pessoas que ainda ficam admiradas com isso... não tenho ecoponto na minha rua,tenho a cerca de 1km mas não há problema, nem desculpa, porque todos os dias alguém sai com o carro e num instante se passa por lá.
Já que falas no café, usas o que tiras das cápsulas? É que segundo dizem é um óptimo fertilizante para as plantas.

Beijos/ A Mãe

Cláudia disse...

Excelente post e excelente iniciativa da tua parte =)

Adorei os teus mini ecopontos =)

Eu para as pilhas tenho mesmo um nimi pilhão, em cartão.
Lâmpadas tenho ali montes delas mas realmente não sei onde as colocar. Não conheço nenhum sítio que as receba para reciclar.
As tampas de plástico também as separo, mas para aquela acção de ajuda para quem precisa de próteses e isso =)
Medicamentos entrego na farmácia tudinho e só peco pois não fazia a minima deia que as rolhas de cortiça também se reciclavam.

De resto, tenho um caixote com os 3 ecopontos e separo tudo também.

Beijocas

celine disse...

Adorei o post :) Muito útil, mesmo.
Cá em casa também reciclamos tudo.Só tenho uma dúvida ( acho que ando a fazer mal) as capsulas de café eu colocava no ecoponto amarelo, mas existe algum sitio especifico para levá-las?? As minhas são delta Q...

bjs e obrigada

celine disse...

Obrigada Ana pela resposta

Vou ver aqui na zona então!

bjs

Walking on Sunshine disse...

Tambem tenho muitas dessas latas em casa,para outro projecto que mais tarde mostrarei ;)Adorei essa tua ideia ,tudo muito bem organizado sem gastar muito
Acho que cá em casa há de nascer qualquer coisa parecida
bj
Lulu

Mafalda S. disse...

Que ideia gira! Aprendi muito com este post.

Amanhã tenho um selo/desafio para ti, no meu blog. Espero que gostes.

Beijinhos

luarte disse...

Aqui em casa também reciclamos tudo. Mas em relação às cápsulas do café faço o seguinte: retiro o café, espalmo as cápsulas e coloco no no lixo plástico/metal. Muitas vezes uso o café como fertilizante para as plantas.
Gostei imenso dos teus mini-ecopontos. Assim fica tudo mais bonito e organizado.
Beijinhos

Unknown disse...

Também reciclo o que posso. Mas essa das lâmpadas não conhecia.

Doríssima disse...

Boa ideia, a das latas! Eu utilizo um pequeno cesto do meu ecoponto para lampadas e rolhas (entrego no continente), utilizo um mini pilhão em cartão e um garrafão para colocar óleos de cozinha (coloco no oleão). Felizmente na minha rua temos bons ecpontos, mas já estou como tu, na falta deles, também procurava um local onde pudesse deixar as coisas.
Bjs e bom fim-de-semana!

Ana disse...

Muito obrigada a todas :)

Beijinhos

Velud'arte disse...

Gostei muito das tuas ideias!
Um dia explica melhor o conteúdo dos teus borrifadores, já percebi que um é de lixívia... fiquei interessada :)

Passos de moda disse...

Boas ideias, gostei :)
beijinhos

http://passosdemoda.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...