terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A remodelação que me deu mais prazer :))

A Gaspas, do Blog ACUADOIRO, lançou um desafio aos seus leitores. Consiste em publicar fotos da remodelação que nos deixou mais satisfeitas. E eu, como gosto de desafios, decidi participar.
Apesar de ter remodelado o meu quarto e a minha casa de banho, foi esta última que me deu mais prazer.
Sinceramente, tenho uma certa vergonha de mostrar as fotos do "antes" e passo a explicar porquê.
Comprei o meu apartamento com apenas três anos de uso. No entanto, quando nos entregaram a chave, num domingo à noite, os ex-proprietários disseram-nos para comprarmos um lavatório para a casa-de-banho da suite e para apresentarmos factura posteriormente. Eu e o meu marido ficámos sem palavras, pois nada disto tinha sido previamente acordado.
Entretanto, com a chave na mão, lá fomos ver o nosso novo lar. Quando lá chegámos, ficámos em choque. Sabíamos apenas que os vendedores iam levar a placa e o forno (tentaram vender-nos à parte, mas, preferi comprar novo). O que não sabíamos, é que iam levar os espelhos das casas de banho, a cabine de duche e o móvel da suite. Felizmente, as paredes ficaram.
Quando entrei na casa de banho do meu quarto, deu-me vontade de chorar, só me lembro de ter dito para o meu marido: - "Não foi isto que comprámos."
Para além de não ter o espelho, o móvel e a cabine de duche, a parede estava toda esburacada na zona da cabine e do espelho. Uma enorme mancha de humidade, que não se via anteriormente com o móvel de lavatório instalado, revelou-se no chão, e o tecto estava cheio de caruncho, bem como as juntas. Eu sabia que o construtor ia pintar o apartamento todo, mas a humidade não se resolve com a pintura.
O apartamento foi todo pintado. O caruncho voltou, chegava todos os anos com o Inverno, e com ele partia. Bendita lixívia.
Entretanto, o meu marido descobriu a fuga que deu origem à mancha no chão.
Quanto ao problema de humidade que também se verificava no tecto do meu quarto e em duas paredes, só ficou definitivamente resolvido há quatro anos, depois de um processo em tribunal, que resultou na substituição da tela do terraço.
Mas, a casa de banho, continuava a causar-me arrepios sempre que lá entrava. De certeza que concordam comigo.
Para além do caruncho, o tecto era areado e ainda tinha uma viga ao centro.
Reparem na grelha.
Como vêem, estava em muito mau estado. Muitos dos buracos estavam tapados pela cortina e pelo espelho. A mancha junto ao lavatório não dá para ver muito bem.
Esteve assim alguns anos, porque não havia consenso. O meu marido queria colocar uma cabine, para remediar, mas eu sempre quis uma cabine de canto arredondada. Se era para mudar, mudava-se tudo!
Finalmente, decidimos fazer uma remodelação total, no meu quarto e na minha casa-de-banho.
Optei pelo bege para a casa de banho, para não haver grande contraste do quarto para a casa-de-banho. Mas, quando finalmente encontrei a tonalidade do bege que idealizei, que se encontrava exposta num painel, tinha também um castanho chocolate separado por uma faixa que me agradou muito. Nada disto estava nos meus planos, mas, adorei o resultado. Entretanto, o vendedor disse que o azulejo tinha 40cm, a primeira coisa que me ocorreu foi a medida da base, que tinha 80cm = 2X40cm, então decidi logo que compraria o castanho chocolate para a zona do duche, e que este ficaria separado pelas faixas. O resultado foi este! :)
Os azulejos e os mosaicos, foram aplicados por cima dos já existentes.
Repararam na grelha? Pois é, foi substituída por um extractor.
Para além do aspecto que a casa de banho tinha, havia outros factores que me levaram a fazer a remodelação. Por exemplo:
A viga no tecto e o facto de não ter iluminação no mesmo, pois esta encontrava-se na parede: eu queria um candeeiro no tecto, e a situação resolveu-se com o tecto falso;
Não tinha extractor: para aplicar um, seria necessário partir a parede;
Não tinha móvel de lavatório: para aplicar um, teria que substituir primeiro o chão;
Não existia uma única tomada de electricidade, tinha que secar o cabelo no quarto e a tomada do desumidificador tinha que ficar ligada também no quarto: precisava de duas tomadas para os respectivos aparelhos.
Posto isto a melhor solução seria mesmo uma remodelação total, para resolver todos os problemas de uma vez. Eis o resultado final ! :)
  Do lado esquerdo do espelho, pode ver-se a  tomada para o secador de cabelo.
Faltam apenas três coisas, que ainda não encontrei ao meu gosto, para completar a decoração da casa-de-banho: um doseador de sabonete, um arranjo igual a este, e um tapete redondo castanho.
O mais difícil foi sem dúvida a escolha do móvel. O meu marido queria wenguê, e eu não, pois gosto de cores suaves. Depois de tanto procurar, acabei por escolher o wenguê, e adorei o resultado. 
Pensavam que me tinha esquecido do tecto? Claro que não, aqui está!
Bem, agora só falta, colocar tecto falso na sala, na cozinha, no corredor, no quarto e WC das crianças;
Substituir o chão da casa toda, incluindo rodapés e molduras das portas e janelas, excepto da suite, que já está;
Substituir as três persianas de plástico, cada vez que as abro/fecho, parece que está a trovejar, da parte de trás do prédio, por persianas de alumínio, que têm a vantagem de ser mais leves, silenciosas, isolam o som e a temperatura (as da frente já foram mudadas);
Remodelar totalmente o WC das crianças, está em bom estado, mas não gosto do chão branco, nem do tecto em areado, e quero torneiras mono comando;
Colocar móveis até ao tecto, projectados por mim, na lavandaria;
E a cozinha, ai a cozinha... Também mudava tudo! Mas podia manter os azulejos, não desgosto.
Ou então, a melhor opção seria construir uma casa de raiz :)) Até dava jeito, pois preciso de mais um quarto e um jardim.
Desculpem! Estava a sonhar... Mas já acordei!

Quanto ao arranjo que referi, já está feito, podem vê-lo aqui.

A minha página de fotografia no Facebook.

19 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Bem, que mau!!! Imagino o vosso choque!!

Mas há males que vêm por bem, pois ficou tudo muito giro e ao vosso gosto :))

Especialmente Gaspas disse...

Imagino o susto quando viste isso!!!

Mas o resultado final ficou 5 estrelas :)

Rita Pinto disse...

Revi-me neste post .
Aconteceu-nos praticamente o mesmo para além de que sempre que chovia no Inverno caia agua do tecto da nossa casa de banho :s
O resultado final foi óptimo *

Formiguinha disse...

Olá! Sou a Formiguinha.:)

Obrigada pela visita e por ficares seguidora da minha Casinha, adorei.

Volta sempre que és muito bem-vinda!

Gostei muito do teu cantinho e por isso vou-te seguir.

Depois do susto o resultado final ficou um espectáculo.

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Elaine Figueira disse...

Que boa reforma você fez? Meu marido é seu fã. Ele gosta das coisas que escreve.

E cá pra nós, ficou linda a transformaçao hein?

Elaine

Ana disse...

Obrigada a todas pelos comentários simpáticos :)

Realmente, o resultado final está espetacular. No entanto, sa fotos, não deixam ver os pormenores. Na altura nem sequer tinha toalheiros, e suporte para o papel higiénico, piaçaba entre outras coisas. Mas prometo, quando a minha máquina fotográfica voltar, trocar as fotos do post.

Fernanda disse...

Ficou muito bem, uma "operação" de sucesso!

Adoro remodelações, e "antes e depois"! Acho montes de piada.

Quando remodelamos a nossa casa, também colocamos os novos azulejos por cima dos outros.

Beijinhos

Fio Norte disse...

Existem tantas pessoas sem escruplos...
Ainda bem que deste a volta ao assunto a tua casa de banho está linda parabéns;)
Beijinhos

Ana disse...

Lindo!!! Ficou maravilhosa a casa de banho. nada a ver com a anterior.
bjs

Unknown disse...

Eu gosto mesmo destas remodelações! Fizeram um trabalho fantástico, ainda bem que optaram pelo wengué porque ficou mesmo muito actual e contemporâneo.

Mas por outro lado imagino, como se tenham sentido quando receberam a chave de casa. Grande desilusão...

Um beijinho grande

Naná disse...

Bem, foi uma saga parecida com a que estou a ter na casa do meu pai... um dia quando tiver coragem e as obras não me deixarem os nervos em franja logo conto!
Adorei mesmo o resultado final, especialmente o pormenor do chocolate a barra linda na zona do duche. Eu também escolhi estas cores para as casas de banho da casa do meu pai.

Su disse...

Olá Ana temos que falar mais vezes parece que estou a ver a minha própria história :).
Quando comprei o meu apartamento o antigo dono ficou com o fogão e com o candeeiro da varanda (que me tentou vender à parte) até aqui tudo bem mas teve a lata de arrancar os toalheiros da casa de banho,as prateleiras da despensa e, a cereja no topo do bolo levou o tampo da sanita :)
O lado positivo é que, apesar de tudo ficaste com a tua casa de banho de sonho que provavelmente ias adiar porque surgiam outras prioridades.

Um abraço

Cláudia disse...

Ficou mesmo linda!

Que grande diferença mesmo!

Ana disse...

Muito obrigada a todas. De facto, foi um gozo remodelar esta casa de banho, nem imaginam como a adoro, sempre que lá entro sinto-me em minha casa, pois é, à semelhança do meu quarto, o espaço que foi feito ao meu gosto, onde de nada me arrependo e nada mudava, para mim, está perfeita :)

Su
A tua história, realmente, com o pormenor do tampo da sanita... Contei ao meu marido que me disse que o tampo da sanita faz parte da dita e não pode ser removido. No meu caso, ainda me pagaram o lavatório, mas levar os espelhos, enfim! Obrigada pela partilha, afinal há mais gente dessa do que eu pensava, já não me sinto sozinha.

Beijinhos a todas :)

Casinha da TICA ♥ disse...

Menina seu banheiro ficou perfeitoooo,lindooo.
Passa na minha casinha para uma visitinha.
Xeroooooo.

GiGi disse...

Olá Ana,

Parabens, ficou lindissima! Adoro ver "antes&depois" e este está mesmo bom..

Tb adoro decoração, estou sempre a mudar a disposição dos moveis e a pesquisar formas baratas de criar ambientes cá em casa.

Vou seguir o exemplo e colocar fotos no blog, apareça pra dar a opinião ;)

Bjs

Unknown disse...

Oi Ana,
Ficou magnifico seu banheiro!!!
Nem parece o mesmo.

Que todos os seus sonhos sejam concretizados nesse ano de 2013.

Bjsss

Sónia disse...

Fantástico ! Ficou perfeita! Melhor impossível!

Bj

Sonia
www.minhacasinhaeassim.blogspot.com

cerâmica banho disse...

Cambiou muito sua casa de banho. Gostei da transformação...tem coisas tao bonitas para casa de banho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...