quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Queques com bacon e azeitonas

Vi aqui esta receita tão, mas tão simples que não perdi tempo e confeccionei-a no próprio dia. 
Como não tinha chouriço, não gosto e nunca compro (coitado do maridinho que demorou uma eternidade a habituar-se ao caldo verde sem chouriço :D), substituí por bacon. 
Fiz as medidas com uma caneca grande e sobrou massa (não tinha formas de queques suficientes). Então, coloquei o resto da massa numa forma pequena rectangular. 
Mas antes disso, começou a sair um cheirinho do forno a Pão de Gamon (que eu ADORO), deve ser uma massa muito semelhante, e lembrei-me de juntar um resto de azeitonas descaroçadas, na massa que foi à forma. 
Correu bem, muito bem e ficou uma delícia o bolo, ainda melhor que os queques.
Mais tarde, voltei a fazê-los para a festa da catequese, mas juntei mais azeitonas. Da última vez que os fiz, este sábado, não tinha azeitonas pretas descaroçadas, tinha apenas azeitonas verdes recheadas com pimento, arrisquei e ficou aprovadíssimo!
Ingredientes
3 chávenas de farinha com fermento (se for farinha s/ fermento, junte uma colher de chá de fermento)
1 chávena de ovos 
1 chávena de óleo 
1 chávena de leite 
1 chouriço ou 250 gr. de bacon 
Azeitonas descaroçadas q.b. (facultativo)
Uma pitada de sal (a receita original não tem sal, mas o marido queixou-se e eu adicionei)
Preparação
Pique o chouriço ou bacon e corte as azeitonas às rodelas e reserve. 
Misture muito bem os restantes ingredientes, até obter um creme homogéneo. Por fim, junte o chouriço ou bacon e as azeitonas e misture bem. 
Deite o preparado em formas de papel, ou numa forma de bolo, leva ao forno a 180º C durante 20 mn. 
Bom apetite! 

8 comentários:

Eduarda disse...

Ana, vou fazer. Se o resultado for o mesmo daquela tua pizza vai ser um sucesso. depois queixo-me que cresço para os lados :) Ai meu Deus e ultimamente as calças que custam tanto a fechar, ai, ai ai...
beijinhos

Maria disse...

tem um optimo aspecto:)

Anónimo disse...

Adorei esta receita... assim como tu fiquei cheia de vontade de fazer! Também prefiro o bacon! Bjocas

Adoro-te Mamy... disse...

Que bom aspecto Ana... vou experimentar depois dou noticias!

lena disse...

Gostei da receita, vou experimentar. Boa dica.
beijinhos grandes.

Unknown disse...

tem um aspeto delicioso e a receita, como diz é facil.
Vou copiar
Beijinhos

Cláudia disse...

Pena eu não gostar de azeitonas. Mas ficaram com tão bom aspecto. Ai meu Deus, eu perco a cabeça com tantas experiências que tenho que fazer lol

Beijocas

Ana disse...

Dadinha
:D Eu também tenho alguma dificuldade em apertar as calças desde o Natal.

Maria
E sabem ainda melhor :)

An@
És das minhas ;)

Mamy, Lena e Rosinha
Força! É mesmo fácil.


Cláudia
A receita original não tem azeitonas, eu é que adicionei.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...